Asteroide passa perto da Terra nesta segunda

Astronomia

Apesar da distância de apenas 12 mil quilômetros com a Terra, agência espacial americana afirma que não há nenhum perigo de colisão
Asteroides como o de amanhã passam perto da Terra a cada seis anos aproximadamente e não oferecem riscos em função do tamanho
Asteroides como o de amanhã passam perto da Terra a cada seis anos aproximadamente e não oferecem riscos em função do tamanho (Thinkstock)
Um pequeno asteroide, chamado de 2011 MD, vai passar próximo da Terra às 10h30 desta segunda-feira. A agência espacial americana (NASA) afirma que não há motivos para pânico, já que o objeto tem um diâmetro de cinco a vinte metros – o que poderia facilmente ser queimado pela alta atmosfera antes de chegar à superfície, caso colidisse com o planeta. Além disso, a análise dos pesquisadores indica que o asteroide irá passar a 12 mil quilômetros de distância da Terra, sobre a parte sul do Oceano Atlântico. 
O asteroide foi descoberto na semana passada pelos telescópios do programa Linear, um projeto colaborativo entre a Força Aérea dos EUA e a NASA que visa detectar a passagem de objetos semelhantes perto da Terra, instalados em Socorro, nos EUA. Desde 1998, a equipe já identificou mais de 2 mil asteroides e cometas. Objetos como o 2011 MD passam perto da Terra a cada seis anos, aproximadamente.
É possível que o asteroide seja visível em alguns pontos do hemisfério sul com a ajuda de instrumentos simples (pequenos telescópios). 

Comentários