PROJETO DE FÁBIO FARIA QUE IMPEDE DIVULGAÇÃO DE TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL RECEBE RELATORIA FAVORÁVEL

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFD0Mj3pLH14Cswh4wGV6ZaDFRIMP24f14Yp-LftP2SUnn6RMxxj-0HR6l3KXu43Yh8PfyGkvCv6wu7vWlKtORqEOJorPbTI2co1IhObLQ02aywUIOIymoK0Z-i-m3-fGADFYnC_TygUfR/s1600/deputado-fabio-faria-80-355.jpg
Esta semana, o Projeto de Lei 410/11, apresentado pelo deputado Fábio Faria (PMN-RN), recebeu relatoria favorável na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A proposta, que altera Código de Processo Penal e o Código de Processo Penal Militar, proíbe autoridades policiais e militares de divulgarem à imprensa informações sobre as suas técnicas de investigação e sobre o modo de agir dos bandidos.

Em seu relatório, o deputado Carlos Alberto (PMN/RJ) afirma que a proposta contribui de forma positiva para o aumento da segurança da população. “Se aprovado, o projeto evitará que outros delinquentes sejam incentivados à prática de crimes, repetindo, de forma aperfeiçoada, técnicas utilizadas na prática de ilícitos”, ressalta o relator.

De acordo com Fábio Faria, a divulgação dessas informações é duplamente prejudicial à prevenção de crimes. Em primeiro lugar, por ensinar aos infratores a forma de ação dos policiais, ajudando na elaboração de formas para escapar da prevenção e repressão. "Por outro lado, induz potenciais delinquentes à reprodução da atividade criminosa, utilizando a técnica 'ensinada' pela própria polícia", lembra o autor da proposta.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo. O relatório ainda será votado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e depois a proposta segue para análise das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários