Sem confrontos, forças policiais ocupam Mangueira para instalação de UPP



Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) não precisaram disparar um tiro para ocupar o morro da Mangueira, na zona norte do Rio, na manhã deste domingo (19). Para marcar a vitória sobre o tráfico de drogas e o domínio do território pelas forças de segurança estadual e federal, o Bope, como já virou tradição nas comunidades ocupadas, hasteou uma bandeira do Brasil e outra do Rio de Janeiro na parte mais alta do morro. 
Durante a pequena cerimônia, helicóptero das policiais Civil e Militar sobrevoaram a região, despejando uma chuva de panfletos com orientações à população de como denunciar excessos cometida por policiais e possíveis esconderijos de armas, drogas e de bandidos que ainda estejam na comunidade.
Elas foram colocadas estrategicamente na localidade conhecida como Caixa d’ água, parte mais alta do morro, para que todos os moradores possam avistá-las.
Além de exibir a derrota do tráfico local, a escolha do local para hastear as bandeiras também tem outro significado emblemático: de lá traficantes tinham visão privilegiada das principais vias da cidade e monitoravam todas as ação dos policiais durante operações na comunidade.
Segundo os policiais do Bope, nesse mesmo ponto deverá ser instalada a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A data ainda não foi divulgada pela secretária de Segurança Pública. Por enquanto, estão sendo instalados contêineres na comunidade que servirão de base provisória para os policiais.

Comentários