Acari na vitrine do turismo

Por: Sérgio Enilton

O 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, apesar de acontecer este ano num período de alta estação turística, época tecnicamente não recomendada para a realização de eventos desse gênero, apresenta o que de melhor o Brasil tem para mostrar em termos turísticos. O evento é uma iniciativa do Ministério do Turismo e estará aberto à visitação pública até domingo (17) no Anhembi.

Desta forma, o Salão constitui-se num evento capaz de proporcionar aos atores o ambiente perfeito para a troca de informações e experiências, o que contribui de maneira efetiva na qualificação dos destinos, e também no fortalecimento de seus canais de distribuição. Ademais, trata-se de uma excelente oportunidade para a comercialização dos produtos brasileiros. Em anos anteriores contabilizou-se, por exemplo, o volume de vendas no Salão atingindo cerca de 6,8 milhões de reais, com um público total de quase 100 mil visitantes!Entre as atrações preparadas pelos Secretários de Turismo de Acari, Parelhas e Lagoa Nova está em evidência a apresentação da proposta "Venha para o Seridó" com a produção de folders promocionais para divulgação do roteiro incluindo os municípios de Lagoa Novos, Currais Novos, Acari e Parelhas. A iniciativa teve uma discussão preparatória em Acari, depois em dado momento ocorreu numa reunião em Currais Novos na sede do Sebrae/RN. E, sua culminância se deu na sede do Sebrae/RN em Natal com exposição do roteiro turístico mostrado aos operadores e agentes de viagens que trabalham com o receptivo em Natal.Segundo Sérgio Enilton, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer de Acari, essas ações visam fortalecer a imagem do Roteiro Seridó como destino turístico. A estratégia, segundo ainda o gestor municipal, é reforçada pelas demais participações dos municípios do Seridó em grandes eventos de turismo a exemplo da BNTM em Natal e pela participação em seminários e workshops.A estratégia é ressaltar a tradição da região do Seridó, como um lugar de belezas e sabores – terra de encantos, aos operadores e agentes de viagens, imprensa especializada, empresas organizadoras de eventos e empresários nas cidades que receberão a promoção do destino Seridó. É uma campanha para estimular turistas brasileiros e internacionais a conhecerem a atratividade do interior do Estado do Rio Grande do Norte, iniciando em Lagoa Nova com os Chalés dos Cajueiros e mirantes, região serrana de clima frio e aconchegante, em Currais Novos a visitação ao Parque Temático Mina Brejuí com um tour pelas galerias subterrâneas, em Acari a exuberância da natureza e os encantos da terceira maravilha do RN – o Açude Gargalheira, o Museu do Sertanejo guardião da memória do saber e fazer sertanejos, e em Parelhas beleza e aventura se misturam no sítio arqueológico Mirador e a paisagem do Açude Boqueirão revelando um por do sol no sertão seridoense.Nossa finalidade maior é reforçar que o Roteiro Seridó tem sempre mais para o turista. Com vários destinos e que não existe apenas sol, mas também, cultura, religiosidade, diversão, aventura, entre outros atrativos. A campanha tem veiculação programada nos municípios do roteiro. Queremos sensibilizar os turistas para visitar nesta temporada de férias a conhecer outros locais que não aparecem nos roteiros tradicionais. Vamos divulgar para o visitante, complementando que a idéia é também convidar o seridoense a conhecer sua terra e sua gente, contemplando suas belezas naturais e culturais. Estamos possibilitando a visibilidade do Roteiro do Seridó na maior vitrine do turismo nacional e internacional.



Comentários