O que é Retinoblastoma?


Retinoblastoma é um tumor ocularque tem origem nas células da retina e trata-se de um tumor ocular muito comum, principalmente na infância. Suspeitam que o retinoblastoma seja de caráter hereditário e que pode ocorrer em 10% dos casos.
O retinoblastoma acomete um ou ambos os olhos e costuma ser uma doença bastante agressiva, chegando até a invadir o nervo óptico e o sistema nervoso. Casos assim, de tamanha agressividade, levam o indivíduo a morte. Além disso, a doença quando toma proporções maiores pode até determinar metástase, que é no caso, quando um tumor se espalha para outras regiões do corpo, dando origem a outros tumores.
É extremamente importante que o retinoblastoma seja diagnosticado com maior rapidez possível, para que o tratamento seja muito mais eficaz, sem que haja comprometimento total da visão. Além de agressiva, a doença pode estar presente desde o nascimento da criança, acometendo normalmente crianças até os dois anos de idade. Por isso, é importante que os pais tenham muita atenção com seu filho e fiquem atentos para o aparecimento de qualquer sinal ou sintoma, pois a criança pode demorar a relatar alguma coisa de errado.

Tratamento

retinoblastoma quando afeta um olho só, pode não ser de causa hereditária e costuma afetar crianças com mais idade. Pela hereditariedade, quem possuir alguém na família que tem ou já teve, é importante que faça exames periódicos, aconselhando a todos e cuidando do futuro dos que nascerão.
O tratamento do retinoblastoma irá depender da extensão da lesão dentro do olho. Alguns tumores pequenos podem ser removidos com cirurgia a laser, com termoterapia ou com a crioterapia. Mas, caso a lesão causada pelo tumor seja irreparável, o tratamento se baseia na retirada do olho para que se tenha cura total do retinoblastoma.
Alguns tratamentos mais modernos fazem o uso de quimioterapia intra-arterial, aonde o medicamento quimioterápico é injetado diretamente na artéria oftálmica.


Comentários