Acariense representará o RN nas Olimpíadas Escolares em João Pessoa

O acariense Anderson Dantas da Silva Brito, 28, vai representar o estado do Rio Grande do Norte como técnico da seleção de atletismo nas Olimpíadas Escolares que serão realizadas em João Pessoa/PB, a partir do dia 09 de setembro. O evento, que é considerado o maior do país na categoria escolar, é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem o apoio do Ministério do Esporte. 

Fotos: Arquivo pessoal 
Anderson e sua mãe, Gilma Dantas (Gilma de Auta) 


As Olimpíadas Escolares fazem parte de um projeto que busca resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promovendo a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e são um espaço fundamental para a descoberta de novos talentos.

A escolha do técnico da seleção estadual se dá pela quantidade de atletas na equipe. Como Anderson possui o maior número nessa categoria de 12 a 14 anos, foi escolhido para coordenar o trabalho. A composição atual do grupo foi definida em julho do ano passado, através de uma seletiva. 


Anderson e seu atleta Caio César, de Monte Alegre, Campeão Estadual de Lançamento de Disco 



Carreira 



Anderson é formado em Educação Física e História, e atualmente faz mestrado em História na UFRN. Ele possui formação oficial de técnico de atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). 



Seu primeiro projeto com o atletismo foi desenvolvido na cidade de Acari, no período de 2002 a 2004, através de trabalho voluntário."Começou na Escola Estadual Dr. José Gonçalves, e se expandiu para Escola Municipal Major Hortêncio de Brito, Escola Estadual Tomaz de Araújo e Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo. Ganhamos destaque estadual, Acari apareceu para o cenário esportivo do RN, do Nordeste e Nacional, com atletas fazendo parte da seleção do RN de atletismo. Em 2004, no auge do projeto, chegamos a levar 32 atletas para a final do JERN'S em Natal, todos classificados na regional de Currais Novos. O projeto cresceu tanto que passamos a ser referência no RN", afirma Anderson, orgulhoso com os bons resultados obtidos. 



Ele lamenta, porém, que não pôde dar seqüência ao seu trabalho na cidade por falta de incentivo. "Como você sabe, um projeto grande precisava de apoio, sem apoio de quem poderia ajudar, me formei e precisei sair de Acari para buscar vôos mais sólidos. Mas, tenho certeza que contribui para o bom desenvolvimento de muitos atletas e principalmente na formação de bons cidadãos, porque o esporte também educa, leva os jovens a ter mais perspectivas, a buscar um sonho"



No ano passado, ele atuou como professor de Educação Física na cidade de Arez, litoral sul do estado. Lá, foi campeão dos JERN'S 2010, conquistando títulos de melhor equipe, melhor técnico e melhor atleta da competição. 

Anderson com seu atleta Mateus Franco, de Arez-RN, uma das estrelas da seleção de 12 a 14 anos do RN. Foi atleta ouro dos JERN'S 2010 e vai competir no Hexatlo e no Lançamento do Dardo nas Olimpíadas Escolares, com chances reais de medalha nas duas provas

Sem esquecer do lugar onde tudo começou, Anderson lembra nomes importantes com quem trabalhou na equipe acariense. "Temos Anne Heloise, Michele, Elizette, Andreza e Silmara Morais, todas campeãs estaduais e chegaram a seleções do RN. Silmara atualmente está no último período do curso de Educação Física", relata. Essa primeira geração de atletas se encontra hoje com idades entre 19 e 22 anos.


 Fonte: Romeu Dantas

Comentários