Desfile cívico deverá reunir 13 mil pessoas


 (Eduardo Maia/DN/D.A Press)O desfile cívico de encerramento da Semana da Pátria e em comemoração ao Dia da Independência, que está marcado para iniciar às 9h da manhã, deverá reunir mais de 3.000 pessoas que irão participar do cortejo na avenida Prudente de Morais.

São esperados aproximadamente 10 mil natalenses para assistirem ao desfile de 7 de setembro, que terá os tradicionais sobrevoos de quatro caças A-29 e quatro helicópteros. Respeitando o rodízio, a organização do evento este ano está sob responsabilidade da Marinha do Brasil, por meio do 3º Distrito Naval.

Estão armados três palanques na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) que deverão receber, a partir das 8h30, as autoridades. São esperados os comandantes da 7ª Brigada do Exército Brasileiro, da Base Aérea de Natal, do 3º Distrito Naval, da Polícia Militar e dos Corpo de Bombeiros, além da prefeita Micarla de Sousa e da governadora Rosalba Ciarlini. Entre representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, PM e CBM, são aguardados aproximadamente 1.000 militares. Os outros dois mil integrantes do desfile serão divididos entre representantes de escolas particulares e públicas de Natal, grupos de escoteiros e desbravadores, além de componentes do Lions Club e de projetos sociais como o Proerd. A presença tradicional dos cavalos, viaturas e veículos militares no desfile cívico está confirmada.

Trânsito e interdições

Para aqueles que desejarem trafegar pelo bairro de Petrópolis ou ir em direção às praias urbanas da capital durante a manhã deste feriado, o conselho é que utilize a avenida Deodoro da Fonseca ou a Rio Branco, que não serão atingidas pelas interdições, iniciadas já a partir das 6h pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Entre as principais interdições estão: avenida Hermes da Fonseca, a partir do cruzamento com a av. Alexandrino de Alencar; Coronel Joaquim Manoel; avenida Nilo Peçanha e Prudente de Morais até o cruzamentocom a rua Ceará-Mirim. Todas as vias adjacentes ao longo da área de desfile na Prudente de Morais também estarão fechadas ao trânsito. A opção para quem vem da Zona Norte em direção ao local do desfile cívico é utilizar a Ponte Newton Navarro, passando pelo Canto do Mangue em seguida as avenidas Duque de Caxias e Câmara Cascudo.

Quem escolher utilizar o transporte público neste 7 de setembro pagará somente meia passagem (R$ 1,10) nos ônibus urbanos e transporte opcional, devido a aplicação da tarifa social, como sempre ocorre nos feriados. A expectativa da Semob é de que cerca de 100 mil usuários utilizem-se da tarifa no feriado da Independência. Os trens urbanos não funcionarão hoje.

O que funciona
Como opção de lazer o natalense terá a sua disposição nesta quarta-feira, no horário normal dos dias úteis, das 8h às 18h, o Parque Estadual das Dunas. Já para quem desejar ir ao shopping, os principais da cidade (Midway Mall, Natal Shopping, Norte Shopping, Praia Shopping, Cidade Jardim e Via Direta) terão suaspraças de alimentação abertas já às 11h da manhã, com a exceção do Norte Shopping e do Via Direta, que abrirão, às 11h30 e 12h.

Comentários