Outro satélite cairá na Terra


Foto do satélite Rosat em construção dá uma ideia do seu tamanho
Depois da queda do satélite UARS da NASA, durante a madrugada de 24 de setembro, agora a Agência Espacial Alemã (DLR) informa que um satélite desativado cairá na Terra ainda esta ano.

Trata-se do satélite Rosat, desativado no ano de 1999. A reentrada deve acontecer no início de novembro e há uma probabilidade de 1 em 2000 que atinja um ser humano. Até hoje não há relatos confirmados de que uma pessoa foi atingida por qualquer fragmento de lixo espacial.


O satélite Rosat

O satélite alemão Rosat tinha a missão de registrar fontes de raios X emitidas por lugares remotos do universos, onde as principais emanações vem de estrelas de neutros e buracos negros. Em 1999, sofreu uma falha que o levou a dirigir seus sensíveis instrumentos de medição para o sol, sofrendo danos irreversíveis.
Difícil previsão do momento da queda

A Agência Espacial Alemã (DLR) e vinculada à Agência Espacial Europeia (ESA),mas é a NASA que tradicionalmente mantém um cronograma onde constam eventos desta natureza, porém, neste caso, ainda não há registros, pois a data da reentrada ainda é fonte de incertezas.

A dificuldade de determinar local e tempo da queda de um satélite ou fragmento de lixo espacial de dá porque qualquer pequena variação na sua trajetória resulta em uma mudança de milhares de quilômetros, afetando também o horário da reentrada. O momento do impacto normalmente é previsto com no mínimo três dias de antecedência, sendo refinado em função da aproximação do evento.

Comentários