Audiência Pública discute a poluição do açude Gargalheiras em Acari


Por: Nelder Medeiros 


Hoje (28/11) a Câmara Municipal de Currais Novos foi palco de mais uma Audiência Pública sobre a poluição do rio São Bento e do Gargalheiras em Acari, através da proposição do Vereador Odon Junior (PT).  Lembrando que esta foi a 3ª Audiência sobre o assunto na cidade de Currais Novos, a primeira se deu há quase 5 anos atrás, quando a problemática tornou-se assunto publicado no blog de Jesus de Miúdo, tomando grandes proporções na mídia do Estado. Durante esse período, a Câmara de Acari também debateu sobre o assunto.












De Acari estiveram presentes na Audiência, a Presidente da Câmara, Vereadora Stella Fernandes e os quatro Vereadores da oposição: José Gentil, Félix Bezerra, Ari do Hospital e Marineide. Estiveram presentes também o ex-Vereador e pré-candidato à Prefeito de Acari Isaias Cabral, Jesus de Miúdo, Toinho Medeiros,  Medeiros do DNOCS, Os Secretários Municipais Sérgio Enilton e Francisco Onésio e os blogueiros Romeu Dantas e Nelder Medeiros.



No debate participaram os representantes da Caern, Semarh, Dnocs, IFRN, Prefeituras e Câmaras de Acari e Currais Novos, o Técnico Agrícola Carlos Júnior, educadores e público presente.

Na Audiência o Técnico Agrícola Carlos Júnior e o Engenheiro da Caern José Eudes, citaram várias opções de solução para a problemática poluição, como por exemplo: Além do tratamento dos esgotos feitos através das lagoas de decantações ,  o uso de uma experiência já existente com o capim elefante, que quebra as partículas dos   detritos orgânicos e utilizá-os como alimento,  e logo    depois o mesmo capim é transformado  em Briquete ( tipo de lenha ou carvão orgânico) . Foram citados também uma possível utilização dos resíduos para uma fábrica de cimento e uma mineradora de ouro.
No final da Audiência ficou programado para se fazer uma reunião dia 07/12 às 9 horas da manhã em Acari, para se  produzir um documento técnico e enviá-lo para os orgãos  competentes, buscando assim, soluções para o problema da poluição do rio São Bento e o açude Gargalheiras.


Comentários