Customização em motos vai de troca de guidão até ouro nas rodas

Eduardo Girardi e sua Harley-Davidson Fat Boy customizada (Foto: Flávio Moraes)

Com o crescimento da frota brasileira de motocicletas, que já atinge 17,5 milhões de unidades, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), quem quer se diferenciar na multidão recorre à personalização ou customização das motos. “Queria ter uma diferente, com a minha cara. Não queria sair na rua e cruzar com uma moto igual a minha”, explica o empresário Eduardo Girardi, de São Paulo. “Depois que modifiquei minha Harley-Davison Fat Boy, ando muito mais com ela.”

Na época em que adquiriu sua moto, em 2008, Girardi pagou R$ 50.000 nela e gastou mais R$ 25.000 para deixá-la "a sua cara". Motociclista há 10 anos, o empresário se apaixonou por motocicletas modificadas e, através da internet, descobriu uma oficina especializada para realizar seu sonho. A moto passou por uma transformação geral: recebeu novo banco, trocou guidão e ganhou nova pintura. “Já estou pensando em novas customizações. Agora quero fazer uma para minha esposa”, diz.


Harley-Davidson Nightrain recebeu até pneus de cravos na dianteira (Foto: Arquivo pessoal)O processo pode demorar até um ano, como foi o caso do empresário César Sanzone, que customizou sua Harley-Davidson Nightrain. “Você chega com uma ideia e as coisas podem ir mudando no decorrer do trabalho”, conta Sanzone. Sua motocicleta está irreconhecível e somente o motor restou do conjunto. “No final, você se torna amigo de quem está trabalhando em sua motocicleta”, acrescenta. Ele reserva a moto para rodar apenas em dias de rodízio e nos finais de semana. “Na rua todo mundo olha”, finaliza.


Comentários