Pecuarista tem até quarta-feira (30) para vacinar gado contra aftosa


Termina na quarta-feira (30) o prazo para vacinar o gado contra a febre aftosa em 22 estados e no Distrito Federal. No Paraná, muitos pecuaristas ainda não foram aos escritórios da Secretaria de Agricultura do estado para comprovar a imunização do rebanho.

Na fazenda do criador Edson Ribeiro, foram vacinadas 1,5 mil cabeças de gado contra a febre aftosa. A meta do governo do Paraná é vacinar 9,3 milhões de animais.

O pecuarista tem até o dia 30 do mês de novembro para comprovar que fez a vacinação em dia. Mas o número de comprovação está bem abaixo do esperado. O último levantamento feito pela Seab, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, aponta que apenas 50% dos pecuaristas já comprovaram a vacinação do rebanho.

“É um índice abaixo do que desejaríamos, mas a gente espera que os pecuaristas corram para as casas veterinárias, façam a aquisição e a aplicação da vacina e até o dia 30”, Jesus Pereira Camacho, chefe da divisão sanitária da Seab.

O Ministério da Agricultura espera que aproximadamente 200 milhões de animais sejam vacinados nesta segunda etapa da campanha contra a febre aftosa.


Comentários