Por indicação de Fábio Faria, Proerd-RN recebe homenagem na Câmara na próxima semana



Na próxima semana, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Rio Grande do Norte (Proerd-RN), que conta com 42 policiais militares no Estado, receberá uma Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados pelos serviços prestados à sociedade. A homenagem, uma indicação de Fábio Faria, será na próxima quarta-feira (30).

“Estimativas indicam que o número de usuários de drogas no Brasil está em torno de 1,2 milhão, e a idade média para o início do uso da droga é de 13 anos. São números preocupantes, e a estratégia de atuação do Proerd merece nosso inteiro apoio, pois sabemos que qualquer cruzada antidrogas só será bem-sucedida com a mobilização e o engajamento de toda a sociedade”, ressalta o parlamentar.

Segundo Fábio Faria, que preside a Frente Parlamentar de Combate ao Crack no Congresso e participa da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara, diante do preocupante aumento do número de usuários de drogas no país nos últimos anos, dentre os quais uma grande porcentagem de jovens, o trabalho realizado pelo Proerd soma-se a iniciativas governamentais e da sociedade civil e agrega forças na luta contra os entorpecentes e os males trazidos pelo seu consumo.

A prevenção, segundo o deputado, ainda é a melhor forma de impedir o avanço das drogas. “É necessário investir mais na prevenção e oferecer atendimento especializado a quem busca tratamento contra a dependência. A experiência internacional mostra que este é o caminho certo. A Suécia, por exemplo, gasta 30% mais em prevenção e tem 30% menos usuários de drogas do que a média européia”, explica o parlamentar.

A solenidade da Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Federal será realizada no dia 30 de novembro, às 16h, no Salão Negro da Casa. A homenagem acontece uma vez ao ano e contempla autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social que tenham prestado serviços relevantes ao país.


Foto: Fábio Faria com turma de alunos em formatura do Proerd em 2010



Comentários