Fábio Faria elogia plano de combate ao crack lançado pelo governo

O deputado federal Fábio Faria (PSD) fez elogios ao conjunto de ações para o enfrentamento ao crack lançado pelo governo federal nesta quarta-feira (7). O projeto está estruturado em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade), que serão desenvolvidos de forma integrada com Estados e municípios, com previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014.

“Parabéns ao ministro Alexandre Padilha, que tem demonstrado sensibilidade e competência para avançarmos nesse sentido. Torcemos pelo sucesso desse plano, que com certeza já é sinônimo de esperança para as milhares de famílias brasileiras afetadas pela tragédia que é a dependência do crack”, disse Fábio Faria. O potiguar preside a Frente Parlamentar de Combate ao Crack no Congresso Nacional e é relator da Comissão Especial de Enfrentamento às Drogas, que promoveu debates e estudos sobre o tema durante todo o ano de 2011.

Segundo o novo plano, será criada a rede de atendimento Conte com a Gente, com estrutura diferenciada para atender pacientes em diferentes situações e auxiliar dependentes químicos na superação do vício e na reinserção social. O eixo cuidado prevê ainda iniciativas para ampliar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qualificação de profissionais. Serão criadas enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 670,6 milhões para a criação de 2.462 leitos exclusivos para dependentes químicos.

O eixo prevenção terá foco nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a população. Serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Líderes comunitários também devem receber capacitação até 2014. Campanhas específicas serão realizadas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas.

No eixo autoridade, as ações policiais se concentrarão em duas frentes: nas fronteiras e nos centros consumidores. Entre as metas estão o policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas das cidades e a revitalização dos espaços que são reconhecidamente pontos de consumo. O eixo prevê ainda a atuação integrada das polícias estaduais com as polícias Federal e Rodoviária Federal na área de inteligência e investigação para identificar e prender traficantes e desarticular organizações de tráfico de drogas.

Comentários