Há oito anos atras morria Valdetário Carneiro um dos bandidos mais perigosos do Nordeste


Dez de dezembro de 2003. Essa é a data da morte de José Valdetário Benevides Carneiro, o tão conhecido e temido Valdetário Carneiro, um das pessoas mais procuradas pela polícia do Nordeste brasileiro e considerada por muitos a maior lenda do crime no Oeste potiguar. O fato ocorreu no Sítio Pau de Leite, localizado na zona rural do município de Lucrécia, no interior potiguar.

Valdetário Carneiro foi alvejado por 23 policiais da Divisão de Operações Especiais com 13 tiros. Os assaltos e ações criminais realizadas por ele ganharam repercussão nacional através do programa Linha Direta, da Rede Globo de Televisão. O corpo dele foi velado na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sepultado em Mossoró. Um grupo de jovens de Caraúbas, onde ele residia, pretendia até fundar um fã-clube na cidade em homenagem a ele.

Anos depois de sua morte, Valdetário continua a existir nas rodas de conversa dos populares do Estado. Temido por muitos e admirado por alguns, curiosamente, vendedores ambulantes de Mossoró Caicó e outras cidades passaram a comercializar ilegalmente o DVD do programa Linha Direta, intitulado "Valdetário Carneiro".


Na Foto: Carro de Aguinaldo Pereira fuzilado - creditos: Blog F.Gomes #In memoriam

Também foi lançado por um dos integrantes da família, Dudé Viana, o livro "A saga Benevides Carneiro", onde são contados desde a primeira prisão dele até o sofrimento da família, com as prisões e mortes dos integrantes. Admitido como um líder, no livro da família, Valdetário tem sua imagem de homem temido ressaltada, tentando expor que a agressividade surgiu da revolta contra a forma de tratamento da polícia contra a família.

No programa Linha Direta são feitas reconstituições das mortes do médico João Pereira e do ex-prefeito de Caraúbas, Aguinaldo Pereira. Os dois são irmãos de Elinaldo Simião. A primeira morte teria ocorrido porque um funcionário de João Pereira, teria delatado assalto praticado pela família Carneiro. Já a morte de Aguinaldo teria ocorrido porque havia desconfiança de delação à Polícia Federal por parte do ex-prefeito Aguinaldo.

Fonte: Eduardo Dantas

Comentários

Anônimo disse…
o cara era um justiceiro
Anônimo disse…
ele era cara
Anônimo disse…
era um bandido safado. covarde só matava pelas costas
lá de nóis disse…
A roubalheira que acontece no senado
E o povo sem saúde e segurança
Tiram até a merenda da criança
E da educação o investimento é roubado
O que tem de ladrão engravatado
E o povo é quem paga tudo a mais
Pelos roubos que tem na Petrobrás
E a justiça sem punir a quem devia
Comparado aos bandidos de hoje em dia
Valdetário foi honesto até demais.