Lixo espacial do tamanho de um ônibus vai cair em algum lugar da Terra essa semana


Um satélite desativado do tamanho de um ônibus irá cair em algum lugar da Terra nesta semana, provavelmente entre a quinta e a sexta-feira. A informação é da Nasa, que afirma, porém, que as chances de que alguém seja atingido são mínimas – cerca de 1 em 3.200.
Como a sua órbita está na maior parte do planeta, desde o Canadá até a América do Sul, o número de lugares que podem ser “sorteados” é grande. Segundo a NASA, porém, é mais provável que os destroços caiam no mar ou em locais desabitados. A chance de atingir uma pessoa é de 1 em 3,2 mil. Levando em conta os números da loteria todos os dias, com chances de uma em milhões, esta estatística pode ser vista como alarmante para algumas pessoas.

Lançado pela agência espacial americana em 1991, o Uars funcionou até 2005, observando a atmosfera.
Desde então, ele é apenas um entre vários satélites defuntos e outros objetos que sujam a órbita do planeta.
De acordo com a Nasa, há “pelo menos” 20 mil fragmentos com mais de 10 cm nos arredores terrestres.
Nesse “lixão” espacial tem de tudo. Desde satélites inteiros desativados, até peças de foguetes e naves.
Também entram na conta câmeras fotográficas e até uma luva “perdidas” por astronautas.
No início do mês, um relatório do Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA – entidade privada e sem fins lucrativos que fornece consultoria científica- afirmou que os detritos espaciais chegaram a um “ponto crítico”.
Em junho, o lixo espacial forçou a evacuação da ISS (Estação Espacial Internacional). Os astronautas tiveram que se refugiar na nave Soyuz porque um pedaço de satélite passaria muito próximo.


Comentários