Mortos em tempestade nas Filipinas chegam a 650

Tempestade Filipinas G

Equipes de resgate procuram neste domingo (18) mais de 800 pessoas desaparecidas no sul das Filipinas depois de alagamentos e deslizamentos de terra terem arrastado casas para rios, matando mais de 650 moradores de áreas pouco preparadas para lidar com tempestades. 

As cidades de Cagayan de Oro e Iligan, na ilha de Mindanao, foram as mais castigadas pela tempestade tropical Washi, que passou enquanto as pessoas dormiam, entre a noite de sexta-feira (16) e a manhã deste sábado (17), invadindo as cidades com água e lama. 

A Cruz Vermelha Nacional Filipina (CVNF) disse que 652 pessoas morreram em oito Províncias na região de Mindanao, com mais de 800 desaparecidos. 

Há áreas onde as equipes de resgate não começaram a entrar e outras zonas onde ainda há casas submersas que ninguém revisou. 

Uma mulher relatou à rádio local que, quando o nível de água começou a subir, ela se abraçou a uma boia com vizinhos e todos foram arrastados pela correnteza, parando somente em uma praia distante 32 quilômetros dali.

O número de desabrigados é de 106.476 pessoas, dos quais 34.911 estão em 30 abrigos, de acordo com o Conselho Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres. 

O diretor da agência, Benito Ramos, indicou que os desabrigados precisam com urgência de água potável e que depois precisarão de assistência para reconstruir suas vidas. 

O morador local Cely Asinero e sua família abandonaram a casa quando o nível da água alcançou um metro de altura e buscaram refúgio na residência de seu irmão, relatou a edição do jornal local Inquirer.  

Comentários