Relíquia do cangaço, óculos de Lampião são furtados de museu no sertão de Pernambuco


O portal www.uol.com.br está divulgando que uma das maiores relíquias da história do cangaço foi roubada do museu da Casa de Cultura de Serra Talhada, cidade no sertão de Pernambuco localizada a 414 km do Recife. Os óculos usados por Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, foi levado no último domingo (11), durante horário de visitação do museu na cidade-natal do cangaceiro.

Segundo a direção da Fundação Casa da Cultura, os óculos foram levados no horário entre 18h e 22h, quando o museu estava aberto ao público. Os óculos do maior cangaceiro da história –e que viveu no início do século passado aterrorizando as cidades do Nordeste– eram em ouro 16 quilates e tinham selo de autenticidade.

“Essa peça tem uma importância histórica inestimável. Esses óculos estavam em nosso poder havia 15 anos e foi doado por um filho de um coiteiro [pessoa que acobertava e dava abrigo] de Lampião. Essa é a única peça comprovadamente autêntica que tínhamos, que passou por uma análise e ficou provado ser realmente de Lampião. Foi uma grande perda, mas que ainda esperamos reencontrar“, afirmou o presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, Tarcisio Rodrigues.

Comentários