Tornado assusta funcionários de fazenda em Mato Grosso do Sul


Um tornado assustou os funcionários de uma fazenda no fim da manhã desta quinta-feira (8) em Nova Andradina, cidade distante 297 quilômetros de Campo Grande. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Luiz Kondraski, que analisou as imagens, o fenômeno é caracterizado por uma coluna de vento ligada às nuvens acima dele.

De acordo com o especialista, os ventos giram em posições contrárias e, dependendo da intensidade, podem elevar animais de grande porte.

O funcionário de uma usina de cana Rogério Ferreira registrou o momento em que o fenômeno passou pela propriedade (Veja o vídeo acima). Segundo Ferreira, os funcionários ficaram assustados e curiosos para ver o tornado. O fenômeno não causou estragos, pois de acordo com o funcionário, não chegou à área urbana do município.

Segundo o meteorologista da estação Uniderp/Anhanguera Natálio Abrão, o fenômeno pode causar ventos de 250 quilômetros por hora. De acordo com ele, o tornado é resultado de uma associação de alta umidade, altas temperaturas e baixa pressão e dura em média de 1 a 10 minutos.

Comentários