Prefeito Tom nega apoio à realização da Assembleia Cidadã em Acari

A Assembleia Cidadã que seria realizada no município de Acari nos dias 25 e 26 deste mês não acontecerá mais em sua totalidade em virtude da não participação da Prefeitura Municipal na realização do evento. Conforme o planejamento do projeto, o poder executivo municipal é um parceiro essencial, já que existem ações a serem desenvolvidas nas áreas de educação, saúde e assistência social, mas o prefeito Antônio Carlos (Tom) não permitiu essa parceria.


O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado criado em 2006 e contempla atendimentos gratuitos para a população de municípios do nosso estado, como retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, dentre outros. O objetivo é facilitar o acesso à informação e assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.

O evento foi solicitado pelo vereador Ari do Hospital (PMDB) através do Ofício Nº 008/2011 encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, subscrito por Zé Gentil (PMDB), Félix Bezerra (PMDB) e Marineide Alves (PMDB), no dia 29 de agosto de 2011. Em resposta emitida através do Ofício Nº 054/2011-AC, no dia 01 de setembro do mesmo ano, a coordenadora do projeto, Magaly Cristina da Silva, esclareceu que, em virtude de o planejamento do ano ter sido encerrado, não seria possível inserir o município de Acari no calendário de eventos de 2011, mas que o mesmo seria inserido no calendário de 2012.
Ofício Nº 008/2011


Ofício Nº 054/2011-AC

Tendo sido oficializado para o mês de abril, foi marcada uma reunião para a última terça-feira (03), na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo (EEPIBA), para tratar dos detalhes da realização do evento na cidade.

Com antecedência, através de ofícios, foram convidados para participar, conforme pedia a coordenação, os secretários municipais de: Saúde, Lourdinha Dantas; Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Armando Etelvino; Educação e Cultura, Francinete Ferreira; e Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Maria Neuza. Na ocasião da entrega, todos demonstraram interesse em participar e confirmaram presença na reunião, mas no dia seguinte não compareceram.


Estiveram presentes: a coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina, que veio acompanhada de mais cinco pessoas; representantes das escolas estaduais (diretores e professores), diretores do Hospital Regional Dr. Odilon Guedes da Silva, o vereador propositor, Ari do Hospital; e representantes da sociedade civil. No mesmo dia também estiveram presentes na cidade representantes da empresa vencedora da licitação para fornecimento da estrutura física.

Diante da falta de interesse da Prefeitura Municipal de Acari na promoção das ações do projeto na cidade, ficou definido pela coordenação do evento que na próxima semana será definido o que será feito. De antemão, ficou abordado que o evento contará somente com emissões de documentos. Isso representa uma parcela mínima da totalidade da proposta.


Câmara

O assunto tomou conta da sessão de terça-feira (03) da Câmara Municipal de Acari. O vereador-líder da oposição Ari do Hospital (PMDB) usou a tribuna da Casa para questionar o porquê da não colaboração da Prefeitura com a Assembleia Cidadã. “Lamento essa atitude tomada pelo prefeito de proibir a participação dos secretários na reunião e a parceria com o evento”, afirmou.


A bancada da situação alegou que o prefeito Antônio Carlos (Tom) não recebeu convite formal, assim como os secretários, para comparecer a reunião. Esse teria sido, portanto, a razão da negativa. Justificativa essa que não convenceu a oposição.


Exemplo

Nos dias 21 e 22 de março deste ano o município de Santana do Matos realizou mais uma edição da Assembleia Cidadã e cerca de 18 mil pessoas foram beneficiadas com as ações de cidadania do projeto, que contou com o apoio da Prefeitura.

Na área da saúde, 4.088 pessoas, entre crianças e adultos, receberam consultas e orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor. Além disso, foram realizados atendimentos nas áreas de mastologia, dermatologia e clínica geral, com orientações para pacientes diabéticos e hipertensos.

Na área social foram feitas no total, 4.163 atendimentos para retirar documentos de identificação, como carteiras de identidade, carteiras profissionais e CPF. Também foram realizados cursos para fabricação de sabão ecológico e biscuit. Os moradores da cidade ainda puderam mudar o visual com os cortes de cabelo oferecidos pelo projeto, em parceria com o Senac.

Na área de educação, foram 10.071 atendimentos, entre atividades voltadas ao público infantil. O projeto ofereceu ainda uma oficina de brinquedos populares, voltados para estudantes e professores; oficina de prevenção de drogas (Proerd); oficina de educação para saúde. O projeto levou ainda ao município apresentações culturais e espaço de lazer para jovens, adultos e o público da terceira idade.
 
Fonte: Romeu Dantas

Do Blog: Ainda tem gente dizendo por ai, que a oposição não traz nada pra cidade! 





Comentários

Anônimo disse…
Pronto, agora ferrou tudo, a única linha de discurso da situação era exatamente esta, que a oposição não consegue trazer nada pra Acari, e agora o que eles vão alegar??