Terremoto atinge Indonésia com alerta de tsunami


Sismógrafo
A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas

Jacarta - Um terremoto de 8,7 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a região norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, cujas autoridades lançaram o alerta de tsunami.


O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico indicou que o alarme afeta todos os países banhados pelo Oceano Índico e precisou que as primeiras ondas poderiam alcançar o litoral de Sumatra por volta das 6h30 de Brasília.

O instituto sismológico da Indonésia rebaixou a intensidade do sismo a 8,5 graus, enquanto o serviço geológico dos Estados Unidos a avaliou em 8,7.

O tremor foi notado no litoral oeste da ilha de Sumatra, mas as autoridades por enquanto não informaram de vítimas ou danos.

Na Tailândia, as autoridades informaram que estavam sendo evacuados habitantes de localidades litorâneas nas províncias de Phuket, Krabi e Phang Nga, situadas no sudoeste do país.

A Índia também emitiu um alerta máximo de tsunami para as Ilhas Nicobar, no Oceano Índico, após o terremoto.

'As pessoas devem receber informações para fugir em direção às zonas altas do interior. Os navios devem navegar rumo a águas profundas', assegurou em seu site o Centro de Alerta de Tsunamis da Índia.

A instituição espera a chegada de ondas de até 6,3 metros na ilha Little Nicobar, em um arquipélago sob soberania indiana situado ao norte do ponto central do terremoto.

Segundo o serviço geológico dos EUA, o epicentro do sismo foi localizado a 33 quilômetros de profundidade e 431 quilômetros ao sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh.

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.

A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.



Comentários