Valor acariense: O artista Dimaury Lima transforma sucata em arte


Conheça a história do artesão acariense Dimaury Lima. A reportagem é de Fabiano Morais e as imagens de Almir Morais.

Em Acari, na região do seridó, o artesão Dimaury Lima dedica parte de sua vida a criar peças de ferro, tendo como matéria-prima peças de moto, bicicleta e na maioria, de carros.



As primeiras peças foram feitas há 23 anos

- A paixão começou a partir de três pecinhas que eu mandei para a festa do boi e elas foram vendidas. O pessoal aprovou , ai eu me empolguei e decidi entrar na área de artesanato , porque aqui é o meu caminho -revela o artesão, Dimaury Lima de Sousa .



Dimaury diz que no início levava 8 dias para confeccionar cada escultura. Hoje, são de 20 a 30 minutos, em média. Ferro, solda e criatividade são os ingredientes.

A matéria-prima usada para fazer as esculturas em sucatas, no meio da rua, no lixão e através de doações. São pessoas que conhecem o talento de alguém que dá vida ao que estaria sem nenhuma utilidade para muita gente.

Aqui, o veterinário é homenageado com esta cena do cotidiano da profissão. O baterista ganha vida, a sinuca, charme. O músico com piston é outra de suas obras preferidas. 

O dentista também é enfatizado pelo artesão. Aqui está ao lado de Maria Bonita, que tem no cinto de balas uma corrente de bicicleta. O marceneiro é retratado em dois momentos. No passado, em trabalho manual e atualmente, com o uso das máquinas. Os cadeirantes merecem atenção, inclusive os para-atletas. 

Tanta criatividade atraiu a atenção de estrangeiros que sempre visitam a cidade

- Vem bastante gringo. Já veio francês, veio argentino, alemão, veio o japonês e o americano. O único que não me comprou foi o americano ele só vem olhar - comenta Dimaury.

Ele acredita que já fez mais de 5 mil esculturas de variados tamanhos, como estas duas, logo na estrada da cidade e que mostram uma das principais atividades econômica de Acari: a pesca. O artista que pretende continuar fazendo o que mais gosta faz questão de definir o que é reciclar

- Reciclar é ajudar ao meio ambiente. Eu já ajudava antes e agora com o aquecimento do globo terrestre eu estou ajudando muito mais – conta o artesão.


Comentários