Vereador Zé Gentil defende em Brasília produtores rurais com dívidas junto ao Banco do Nordeste


O vereador Zé Gentil (PMDB) retornou no último sábado (16) de uma viagem a Brasília/DF, onde participou de forma efetiva, juntamente com o acariense Gustavo Braz, de um movimento liderado por produtores rurais nordestinos com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal para uma negociação acerca dos endividamentos junto ao Banco do Nordeste.


O grupo participou na capital federal de um café da manhã com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e em seguida de uma conversa com o relator da Medida Provisória Nº 565, conhecida como "MP da Seca", o senador da Bahia, Walter Pinheiro (PT). O bate papo foi articulado pelo deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) e contou com a participação dos senadores Renan Calheiros (PMDB), Benedito Lira (PP) e Armando Monteiro (PTB).


Segundo Zé Gentil, o saldo das conversações junto ao Governo Federal foi bastante positivo. Lá foi oficializado um acordo que irá beneficiar todos os produtores rurais com dívidas originadas em até R$ 100 mil junto ao BNB."Eles terão direito a uma renegociação com juros em conta e direito ao bônus. Essa conquista atende a 98% dos devedores", relatou. Além disso, serão suspensos os leilões de propriedades.


Movimento em Patos


Recentemente Zé Gentil já havia participado de uma mobilização na cidade de Patos/PB, onde cerca de mil produtores rurais dos estados do Nordeste fecharam uma agência do BNB por quatro dias consecutivos como forma de chamar atenção para o caso. Nesse ato foram eleitos representantes que formaram uma comissão a fim de ir a capital federal em busca de diálogo com o Palácio do Planalto.


Fonte: Romeu Dantas

Comentários