Acari em busca do Selo UNICEF 2013-2016


O município de Acari deu o pontapé inicial nesta quinta-feira (10) na corrida em busca do Selo UNICEF, edição 2013-2016. O lançamento aconteceu no Municipal Clube pela manhã e reuniu representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e entidades representantes da Comissão Intersetorial.



O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Nesta edição, Acari e os demais municípios que aderiram ao Selo serão avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.



Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.


O evento contou com a apresentação da metodologia do Selo, realizada pela articuladora Nara Luiza, secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, e Albertina Araújo, presidente do CMDCA. Em seguida, houve uma apresentação teatral com o tema "Selo UNICEF: um presente para Acari", com a participação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Comentários