Rede Municipal de Ensino de Acari tem avanço em avaliação externa


Avaliadas em 2013, as escolas públicas municipais de Acari apontam, segundo dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, um crescimento nos resultados das avaliações externas (Língua Portuguesa e Matemática). O Ministério da Educação - MEC divulgou, nesta sexta-feira (5), as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, que medem a qualidade da educação no Brasil. Observe o crescimento da avaliação da cidade de Acari: em 2005, obteve 4,7; 2007, 4,9; 2009, 5,0; 2011, 5,2 e 2013, 5,6.


As expectativas do Secretário Municipal de Educação e Cultura de Acari eram positivas, tendo em vista no ano de 2013, ter realizado um diagnóstico inicial com todos os alunos de 5º anos e, depois de identificadas as necessidades mais urgentes, ter disponibilizado uma equipe de professores para a realização de aulas de reforço no contra turno. “Acredito no potencial e compromisso dos nossos professores, pois são eles os principais responsáveis pelo sucesso desse trabalho que nos envaidece, nós apenas orientamos e damos as condições de execução”, avalia o secretário.

Os dados do MEC apontam os avanços das escolas municipais de Acari, onde por exemplo, a Escola Municipal Professora Cantídia Auda Pires dá um salto significativo, em 2011 obteve 3,9 de nota, saltando em 2013 para 5,0 – um acréscimo de 1,1 pontos; a Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, em 2011 com 5,8, passa em 2013 para 6,0. “Os investimentos da atual gestão municipal, agregados ao compromisso do quadro docente e demais servidores da educação, fazem com que nosso município venha superando a cada ano, de modo a dar uma projeção positiva nas avaliações externas das escolas públicas de Acari”, enfatiza o secretário.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

"Parabenizamos, portanto, às equipes escolares das escolas da rede municipal pelo compromisso e desempenho nas atividades executadas em cada escola; fica o convite e desafio para que em 2015, ano de ideb, possamos caminhar rumo ao atingimento e superação das metas projetadas pelo MEC, como sendo apenas, uma consequência da qualidade ímpar da educação pública de Acari", conclui o secretário.

Comentários