Vereador Zuil Ribeiro "justifica" ausência em reunião da Câmara afirmando que estava em um bar e é aplaudido por grupo de professores

A sessão da Câmara Municipal de Acari realizada no dia 08 de abril foi marcada por uma cena lamentável. O vereador Zuil Ribeiro (PR), que é líder da oposição, usou a tribuna da Casa para fazer críticas ao governo e, tentando "justificar" sua ausência em reunião anterior, afirmou que faltou ao compromisso porque estava em um bar. Curiosamente, sua atitude foi aprovada por um grupo de professores que acompanhava o discurso na parte reservada ao público. Eles renderam aplausos ao vereador.



O vereador Zuil é vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça, Finanças e Tributação, e sua ausência causou o atraso da apreciação do projeto de lei que tratava do Piso Salarial dos Professores. "Foi lido na ata que o vereador não tinha vindo dar o parecer porque tava num bar bebendo. Eu garanto, vocês não me acham em outro canto a não ser num bar", declarou o edil, que logo em seguida recebeu uma salva de palmas. Palmas de pessoas que foram penalizadas com o atraso da votação do projeto, o que demonstra claramente motivação política.


Motivação política que fica ainda mais evidente ao analisarmos outra situação, que envolveu o vereador Rodrigues de Naldo (PMDB), líder do governo na Câmara. Em sessão anterior, ele compareceu à reunião da comissão, a qual é relator, e quis aprofundar a discussão sobre o projeto de lei que dispunha sobre 1/3 de hora-atividade dos professores, com base no que já está em vigor no Plano Municipal de Educação. Após isso, houve mobilização nas redes sociais e o edil foi acusado de estar fazendo uma"manobra" para não votar o referido projeto. Acontece que na sessão do dia 08 de abril, na semana seguinte, Rodrigues leu para o público presente seu parecer favorável à matéria, desmentindo os boatos plantados, e ainda assim não recebeu um só aplauso dos professores.


Texto compartilhado nas redes sociais


Sessão do dia 08 de abril (Foto extraída do blog Barra Pesada)

A atitude do vereador Zuil Ribeiro causou repercussão no estado, sendo publicada inclusive no Jornal Tribuna do Norte, na coluna de Eliana Lima.


Nota publicada na Tribuna do Norte

O assunto foi comentado pelo vereador Wellington Júnior (PMDB) na sessão desta semana, realizada no dia 15 de abril. Guelão afirmou ser uma "falta de respeito" com a Casa Legislativa a atitude do seu colega. Ele também lamentou o aplauso dado por um grupo de professores diante da ação.

O vereador Zuil, que faltou novamente à sessão - que acontece apenas uma vez por semana -, foi defendido pelo presidente da Câmara, Leonardo Ferreira, Leó (PR), que declarou em suas considerações finais que os aplausos não foram dados quando o seu aliado falou que estava em um bar.

O blog desmente a defesa do vereador Leó trazendo abaixo o trecho gravado da sessão, que foi obtido na própria Câmara Municipal de Acari. Na gravação, o vereador Zuil ainda cita o Regimento Interno da Casa para dizer que pode faltar às reuniões semanais. Ouça e tire suas próprias conclusões:


Comentários