CDL de Currais Novos realiza o I Seminário Água e Sustentabilidade


A cidade de Currais Novos sediou o I Seminário Água e Sustentabilidade nesta sexta-feira (23), onde as classes política, técnica e civil, estiveram reunidas discutindo principalmente a viabilidade da construção de sistema adutor provisório.

Estiveram presentes, a Governadora Rosalba, os Deputados Henrique Alves, Ezequiel e Walter Alves, o Senador Garibaldi, o diretor Presidente da Caern, Yuri Tasso, o secretário da Semarh, Luciano Cavalcanti, e o Presidente da AMSO, Prefeito Isaias Cabral.

Os vereadores Bada e Rodrigues de Naldo acompanharam o prefeito Isaias Cabral. 


A governadora garantiu que em dez dias o projeto para a adutora emergencial, com o levantamento dos valores, seria apresentado ao ministro Francisco Coelho Teixeira, mas no momento da audiência o Deputado Federal Henrique ligou para o Ministro e garantiu de imediato 25 milhões para a construção da obra. A adutora de engate rápido dispensa as estruturas de concreto para sustentação, tornando o processo de construção mais ágil, semelhante a de Pau dos Ferros.


No momento da mesa redonda, o prefeito Isaias Cabral usou a palavra para mais uma vez defender o município de Acari, lembrando que a cidade também tem que ser lembrada: "Quero pedir aos senhores que quando essa adutora emergencial for concluída, queira Deus que tudo dê certo, lembrem da cidade de Acari, lembrem do Gargalheiras que é o responsável pelo abastecimento de Currais Novos hoje. Depois da adutora entrar em funcionamento diminua a quantidade de água que vem de Gargalheiras pra cá, para assim, aumentar o "tempo de vida útil" do nosso reservatório. Estamos precisando da adutora provisória, mas, o que irá resolver o problema mesmo é um sistema adutor permanente. Quando, num passado bem próximo, se falava na realização dessa adutora Acari/Currais Novos, na época eu sendo vereador, talvez por não ter voz na época não fui ouvido, eu dizia, ao invés de buscar água no Gargalheiras, porque não na barragem Armando Ribeiro? Está ai o resultado, hoje o nosso reservatório não dá conta de abastecer os dois municípios com uma estiagem de dois anos consecutivos." Disse

Comentários