Secretária de Assistência Social de Acari, Nara Luiza, participa do XVI Encontro do CONGEMAS

Abertura Oficial do XVI Encontro do CONGEMAS

Entre os dias 27, 28, 29 e 30 de abril aconteceu o XVI Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT. O Encontro contou com a participação de 2.100 gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o país e a cada ano vem tendo destaque o aumento da delegação do Rio Grande do Norte, que contou com cerca de 90 representantes.

Representantes da delegação do Estado do Rio Grande do Norte

Na cerimônia de abertura, teve a participação da Ministra de Estado do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, do prefeito da cidade de Cuiabá, Mauro Mendes e de diversas autoridades representantes do poder legislativo, federal e estadual. No segundo dia do evento além das 27 oficinas temáticas, ocorreu o lançamento do livro “Consolidação do SUAS: Expressões da gestão municipal do sistema único descentralizado e participativo de proteção social não contributiva”. Na tarde do dia 29, realizou-se uma Mesa Redonda que tratou do Pacto Federativo Brasileiro e o SUAS. O encontro foi encerrado com a eleição da nova diretoria para o biênio 2014/2016 e com a escolha da cidade que sediará o XVII Encontro do CONGEMAS de 2015, sendo eleita Fortaleza no Estado do Ceará.


A Secretária de Assistência Social Nara Luiza ressaltou o apoio recebido pelo Prefeito Isaías Cabral para participar do XVI Encontro do CONGEMAS e relata sobre a importância da participação dos municípios em encontros como este, uma vez que contribuem para o fortalecimento do SUAS e da Política de Assistência Social de todo o Brasil, bem como se consolida como um espaço de interação entre os municípios que tem a oportunidade de socializar experiências e boas práticas das gestões municipais. 

"Os municípios recebem mensalmente recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) diretamente na conta do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD SUAS) com a finalidade de utilizá-los para o aprimoramento da gestão, sendo a participação em capacitações como estas umas das formas de utilização desses recursos. Portanto o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) dá subsídios financeiros para a formação dos gestores e os municípios dão como contrapartida apoio para estadia e alimentação." disse Nara Luiza.

Comentários