CRAS de Acari recebe nota 9 em avaliação nacional


O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta quarta-feira (9) as notas que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o país receberam mediante a avaliação do Censo SUAS 2013. Pela avaliação do MDS, que analisa a dimensão do horário de funcionamento, a estrutura física, as atividades realizadas e os recursos humanos, e varia de 1 a 10, o CRAS do município de Acari recebeu nota 9, superando as expectativas da gestão. Os municípios que ficam com nota entre 9 e 10 são considerados, respectivamente, Suficiente ou Superior, em todas as dimensões.


Prefeito Isaias e secretária Nara receberam a notícia diretamente de Mossoró, onde aguardam a liberação de um veículo zero-quilômetro para o Conselho Tutelar de Acari

Com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Acari, atualmente o CRAS funciona de segunda a sexta-feira, contando com uma equipe formada por coordenadora/pedagoga, assistentes sociais, psicóloga, auxiliar administrativo/recepcionista, orientadores sociais e ASG. Realiza atendimentos individuais, campanhas educativas e acompanhamento dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além dos atendimentos das demandas espontâneas, o CRAS possui onze grupos que se reúnem semanalmente, sendo eles: Imaculada (Pessoas com Deficiência), Flor de Lótus (Gestantes), Cirandinha (Crianças), Divas (Mulheres Acari), Divas (Mulheres Bulhões), Girassol (Usuários de Drogas), Pérola Negra (mulheres afro-descendentes), União (idosos), Renascer (Saúde Mental), Bem-estar (Beneficiários do BPC) e o Grupo que realiza acompanhamento das condicionalidades dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

Vale salientar que nessa mesma avaliação, referente ao ano de 2012, o CRAS do município de Acari recebeu nota 4. Nota-se aí que houve um avanço significativo na qualidade do serviço a partir da nova gestão.

A secretária de Assistência Social, Nara Luiza, entrou em contato com o blog e ressaltou a importância do trabalho em equipe: "Gostaria aqui de agradecer primeiramente o apoio do nosso prefeito Isaías Cabral e parabenizar a nossa gestão como um todo, em especial a toda equipe do CRAS pela excelente nota obtida na avaliação do IDCRAS referente ao ano de 2013. Isso mostra o compromisso dos funcionários em ofertar um serviço humanizado aos nossos usuários com qualidade e acima de tudo responsabilidade. E que assim possamos continuar a nossa caminhada para alcançarmos cada vez mais resultados tão gratificantes."

Comentários