Veículo em missão secreta da NASA retorna à Terra


O X-37B passou quase dois anos em órbita em uma missão ultra-secreta. Agora, o drone espacial misterioso da NASA está pousando na Terra – e nós ainda não temos ideia do que aconteceu lá em cima.

E, apesar da missão ser mantida em segredo, os preparativos já estão em andamento para a próxima missão.

“Os preparativos para o terceiro pouso do X-37B estão em andamento na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia”, disse um porta-voz da Força Aérea dos EUA, o capitão Chris Hoyler.

Um funcionário da Defesa disse que as missões futuras procurariam ampliar as capacidades técnicas e o tempo do veículo em órbita.

Mas o funcionário, que falou sob condição de anonimato, se recusou a discutir exatamente o que o avião espacial carrega ou qual o seu propósito.

Analistas dizem que o X-37B poderia ser uma plataforma de espionagem a partir do espaço, incluindo a possibilidade de espionagem em satélites de outros países, mas as autoridades já negaram que o projeto tenha algo a ver com a criação de uma “arma espacial” que poderia derrubar outros satélites.

A Força Aérea diz que o X-37B pode testar tecnologia para uma nave espacial “reutilizável” e conduzir experimentos não especificados que podem ser estudadas na Terra.

A última missão foi a terceira e mais longa até agora para o veículo. Um vôo inicial lançado em 2010 durou cerca de 8 meses e um segundo voo tinha deixado a nave espacial em órbita por mais de 15 meses.

O X-37B, fabricado pela gigante aeroespacial Boeing, pesa 5 toneladas e mede cerca de 8,8 metros de comprimento, com uma envergadura de cerca de 4,5 metros de diâmetro.

Viajando a uma velocidade 25 vezes mais rápida do que a velocidade do som, o veículo é lançado para o espaço na parte de trás de um foguete e, uma vez que sua missão está completa, retorna a partir da órbita como um avião.

Mas, ao contrário do transporte civil da NASA, ele tem dois estabilizadores na traseira, em vez de um, formando um “V”

Comentários