Saiba os critérios para Acari ter sido premiada no INOVACIDADE 2015

Em sua Terceira Edição, o Prêmio Inovacidade destacou projetos e iniciativas dos três setores da sociedade: governos, empresas e Organizações Sociais. Com isso o Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E) quer demonstrar que a melhoria da qualidade de vida nas cidades envolve todos os segmentos, não sendo tarefa exclusiva de nenhum deles, ao contrário, reconhece que deve ser um compromisso de todos e um dever de cada um, considerando que o tamanho do todo é a soma dos esforços individuais, coletivos e institucionais.


Como critério de premiação, esta terceira edição do Prêmio Inovacidade orientou-se pelo IMERIS - Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade. Baseado em dados objetivos e resultados mensuráveis, este indicador foi desenvolvido pela Comunicarte - Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos, contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

O SCBAC&E reconhece e procura promover a ideia de que as CIDADES SÃO SOLUÇÕES - e não PROBLEMAS - para o processo civilizatório. É nas cidades que vive a maior parte da população brasileira. Nelas verificam-se os melhores indicadores de renda, de educação e de saúde, ou seja, é nas cidades que se encontram os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano- IDH.

Analisando realidades tão diversas em cidades com características próprias, empresas de diferentes segmentos e tamanhos e Organizações Sociais que abraçam causas específicas, torna-se muito difícil eleger os melhores projetos e iniciativas entre os que foram considerados sujeitos desta premiação.

Daí a opção por adotar um indicador que registre não apenas o mérito, mas também os resultados e impactos de um projeto ou iniciativa e sua capacidade de tornar-se referência para outras situações similares. Como MÉRITO consideramos a intenção ao conceber a ideia original, o compromisso dos stakeholders envolvidos e a pertinência das soluções adotadas para atender as demandas da sociedade; a RELEVÂNCIA procura identificar a importância, a abrangência e a exequibilidade da aplicação em escala das soluções propostas; e no IMPACTO pretende-se identificar a capacidade transformadora das ações, a facilidade de ser compreendida e adotada por aqueles que na sociedade tem o papel de introduzir inovações e novos paradigmas e a permanência e irreversibilidade das conquistas obtidas, sem a necessidade de quem concebeu o projeto ou iniciativa, manter-se à frente dos empreendimentos propostos. Por último, conformando um conjunto de dez indicadores, considera-se o custo-benefício gerado pelo projeto e estima-se seu índice de retorno para a sociedade.

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