Audiência pública debate situação das Casas do Estudante no RN


Por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), será realizada nesta sexta-feira (19), às 9h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para discutir a situação das Casas do Estudante no Rio Grande do Norte. O convite para que deputados, Governo do Estado e sociedade como um todo participem do debate, foi feito durante pronunciamento.

“Essa é uma questão que não pode ser ignorada. Muitos estudantes dependem da moradia nas casas para estudar. Eles me relataram todos os problemas e, como deputada, me proponho a intermediar uma solução que seja justa para todos”, informa Cristiane Dantas.

De acordo com dados apresentados pela deputada, existem quatro casas em todo estado – sendo duas em Natal, uma em Mossoró e uma em Caicó – que abrigam 300 estudantes, homens e mulheres, em busca de um melhor acesso a educação fora de suas cidades de origem.

Mas, ao longo dos anos, as Casas do Estudante sofrem com a falta de infraestrutura. Na Cidade Alta, a Casa do Estudante Masculino funciona no prédio histórico do primeiro quartel geral da Polícia Militar, estrutura antiga que necessita de urgentes reparos. A realidade é a mesmas nas demais casas. Fatos que têm sido constantemente divulgados pela imprensa local.

“Segundo os estudantes, outro problema enfrentado é a falta de apoio do Governo do Estado para o fornecimento da alimentação. O último convênio dessa natureza foi encerrado em 2009”, destacou a deputada.

Em aparte o deputado Kelps Lima (SDD) disse que a Casa do Estudante está com problemas na pessoa jurídica, atrapalhando a renovação de contratos e impedindo outros processos. “Minha sugestão é que o Estado ajude, que se crie uma nova pessoa jurídica para que problemas sejam resolvidos. Esse processo se resolve num prazo de 30 dias”, sugeriu.