Deputados participam de evento sobre ações em favor do hub da TAM


O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), acompanhado por outros deputados estaduais, participaram nesta segunda-feira (15) de uma reunião na Escola de Governo para discutir as ações do Estado na concorrência pelo hub da TAM no Nordeste e os projetos do Rio Grande do Norte para inclusão no pacote de investimentos do Governo Federal. O encontro reuniu a classe política federal e estadual, empresários e gestores potiguares.

“Esse é um momento ímpar para a classe política do RN se unir em defesa do hub da TAM. É de fundamental importância que as bancadas, estadual e federal, se unam ao Executivo para que possamos gerar novos empregos e galgarmos o caminho do desenvolvimento tão esperado por todos nós”, disse Ezequiel.

O parlamentar comentou que os esforços conjuntos são imprescindíveis para assegurar os investimentos para o Estado. “Precisamos das obras de infraestrutura, como os acessos norte e sul do Aeroporto de São Gonçalo, já iniciadas, e que o Governo Federal volte os seus olhos para essa grande oportunidade que nós temos: com a duplicação da Reta Tabajara, duplicação da BR-304 e interligação por ferrovias aos portos e aeroporto”, declarou.

Durante o encontro, o governador Robinson Faria (PSD) anunciou que o acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo ficará pronto até o final do ano e destacou que a reunião iria consagrar a conquista do hub da TAM. O chefe do Executivo estadual também comentou sobre a ausência do RN no pacote de investimentos anunciado pelo Governo Federal.

“Não pensem que o nosso Estado foi penalizado ou esquecido pela ausência de projetos. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, me assegurou que na hora em que apresentarmos um projeto, ele será incorporado ao plano de concessões”, declarou o governador, acresecentando que os projetos resultantes da reunião serão apresentados ao ministro.

Na oportunidade, o secretário estadual de Turismo, Rui Gaspar, apresentou as demandas do Governo do Estado e das Prefeituras de Natal e São Gonçalo do Amarante necessárias ao hub. O gestor elencou ações em infraestrutura aeroportuária, capacidade hoteleira, eficiência operacional e incentivos para o desenvolvimento da indústria na região.

O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cordeiro, apresentou os projetos da SEDEC para buscar incluir concessões nos modais de ferrovia, rodovia e porto interligando a cadeia econômica do Estado.

Os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Dison Lisboa (PSD), Gustavo Carvalho (PROS), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSB), Souza Neto (PHS), Carlos Augusto Maia (PTdoB), Kelps Lima (SDD), George Soares (PR), Tomba Farias (PSB) e Fernando Mineiro (PT), também participaram do evento.