José Dias questiona critérios para exclusão do RN do pacote anunciado pelo Governo Federal


Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado José Dias (PSD) questionou a inclusão de outros Estados no pacote de investimentos recém anunciado pelo governo federal. O parlamentar disse não acreditar que o Rio Grande do Norte ficou de fora devido somente à falta de projetos.

“Faltou uma postura política do Congresso em relação ao governo. Dizer que o Rio Grande do Norte não entrou no pacote por falta de projetos é a coisa mais fácil do mundo de desmoralizar. Será que as obras elencadas neste programa tem projetos?”, questionou o parlamentar.

José Dias disse que há uma cultura geral de dependência dos Estados em relação ao Governo Federal. “Esse espírito de dependência se agravou, de achar que a ‘Mãe do PAC` vem e socorre em todas as dificuldades, o que não é verdade. Essa atitude de conformismo é o que nos leva às dificuldades mais gritantes”, disse, referindo-se à presidente Dilma Roussef.

O parlamentar também criticou o auxílio financeiro que o Brasil tem dispensado a outros países, como Cuba, em detrimento da falta de dinheiro para concluir projetos importantes como a Transposição do Rio São Francisco.

Apartes

Em aprte, o deputado Ricardo Motta (PROS), endossou a opinião do colega. “Em Porto do Mangue poderia perfeitamente ser criado um canal para escoar nosso minério de ferro, a fruticultura e outros possíveis produtos de exportação”, disse. Kelps Lima (SDD) disse que é necessário brigar politicamente pela inclusão dos projetos em prol do Rio Grande do Norte.