Livro “Acari, Dialogando com a Geografia, A História e a Linguagem" será lançado na festa da padroeira

Uma das atrações e presentes para a cidade, no mês de agosto em Acari, no período da Festa de Nossa Senhora da Guia é o lançamento do livro “Acari: dialogando com a geografia, a história e a linguagem”, que acontecerá às 16h, do dia 07/08, no Museu Histórico de Acari. O livro, que na ocasião terá distribuição gratuita para as escolas que oferecem o 3º ano do ensino fundamental e venda no local de lançamento, reúne seis autores acarienses, selecionados pela SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Projeto Por uma Acari mais Leitora.


A obra tem o patrocínio especial da Prefeitura Municipal de Acari e conta com seis artigos “Acari e os primeiros habitantes indígenas”, de Adriano Campelo da Silva (Historiador); “A ascensão do município de Acari e seu processo de urbanização no século XIX”, de Cícero José de Araújo Silva (Historiador); “Características geofísicas de Acari”, de Ivan Simplício Neto (Geógrafo); “Gargalheiras: perspectivas de desenvolvimento na vida do sertanejo”, de Alani Oliveira Vital (Historiadora); “Processo de fragmentação territorial”; de Maria Suelly da Silva Medeiros (Geógrafa); e “Abordagem Linguística – Acari(ismos)”, de Josias Ivo de Sousa (Especialista em Linguística).

Josias Ivo de Sousa, então Secretário Municipal de Educação e Cultura, apresenta a obra enfatizando que é mais uma ação que corresponde ao Projeto por uma Acari mais Leitora. Distribuídos em seis artigos, a obra versa sobre a constituição do município de Acari, desde sua formação aos dias atuais, onde dá ênfase aos aspectos urbano e rural, retratando espaços naturais e construídos pelo homem, fazendo um desenho histórico-geográfico e de linguagem.
 
A obra apresenta uma proposta pedagógica para que seja adotada nas escolas de ensino fundamental (séries iniciais), assegurando aos professores uma referência sobre a geografia, a história e a linguagem do município de Acari e, com isso, a geração atual se aproprie com maiores detalhes acerca da história local.

Comentários