Vivaldo Costa cobra soluções para combater falta de água no Seridó


O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (2) para falar sobre a situação de calamidade que vivem os municípios da região do Seridó devido à estiagem. Para ele, os governos federal e estadual devem ter soluções efetivas para solucionar o problema.


“Tenho visto muitas reuniões, discussões, encontros, mas o que o povo precisa é de uma solução concreta para acabar com a falta de água e essa situação de calamidade. Água existe, o que precisa é chegar nos municípios. A (barragem) Armando Ribeiro Gonçalves tem 400 milhões de metros cúbicos de água. O que falta é o governo federal e também estadual construírem a adutora de engate rápido para que água chegue em Currais Novos e Acari e que custa em torno de R$ 30 milhões”, disse ele.


O deputado Vivaldo Costa citou estudo do professor da UFRN João Abner, que defende que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves sirva, prioritariamente, para abastecimento humano. “A gente sabe que é importante que a água chegue para irrigar a produção agrícola, mas numa situação de calamidade a prioridade dever o consumo humano”, afirmou o deputado.


Em aparte, Álvaro Dias (PMDB) disse que a solução para o município de Caicó é a perfuração de poços profundos utilizando as máquinas perfuratrizes da Petrobras, preparadas para perfurar solos cristalinos, como é o caso de Caicó. “Marcamos audiência com o governador para apresentar esta solução e convidamos o deputado Vivaldo para irmos juntos lutar pela região”, falou Álvaro. José Dias (PSD) também participou da discussão.

630x90px

Comentários