"O CASO É DEMASIADAMENTE ALERTANTE" DIZ JORNALISTA ACARIENSE EM RELAÇÃO AS DROGAS.

"Há muito tempo eu acreditava que não fosse ler em blogs, redes sociais e outros veículos de comunicação sobre uma situação tão atípica na cidade de Acari. A situação das drogas ocupa frequentemente espaços que me permitem verificar uma constatação: o caso é demasiadamente ALERTANTE. Matérias sobre prisões e mortes de cidadãos, medo declarado em tweets e frases soltas por moradores em mídias sociais, e de repente a cena se estrutura em minha visão: aquela cidade pacata onde nasci, a mesma que recebe elogios de visitantes de todas as partes do mundo e se torna destaque em reportagens nacionais mostra-se uma gigante contida entre cordilheiras. 


O absurdo disso tudo é que a administração pública prefere não perceber o que está acontecendo. Enquanto o número de vítimas se multiplica e deixa a população acuada, o atual prefeito (que só se preocupa com uma imagem política e a manutenção de seu mandato) prefere perder o seu tempo na construção de praças públicas para embelezar a cidade. E digo: elas não são necessárias. A beleza real de uma cidade consiste no sorriso de tranquilidade e satisfação das pessoas que nela residem. E creio que essa não é uma realidade de Acari. 



Acostumado em ver pessoas mostrando a sua paixão pelo pequeno pedaço de terra do Seridó, agora sou obrigado a acreditar que o encanto se desfaz num ritmo tão acelerado quanto a queda d'água que lava a parede do açude de Gargalheiras, principal cartão postal da cidade. 



Enquanto isso, internautas acarienses lançam a campanha #AcariSemCrack no Twitter, como forma de mobilização sobre o que está acontecendo. Se o objetivo da estratégia é chamar a atenção para algum fato, então creio que o caminho é adequado, principalmente se contar com a participação de todos os que temem uma realidade pior para a cidade que estão acostumadas a viver. 



Entretanto, não basta estampar os fatos nas mídias sociais. Caso a administração pública não esteja visualizando a gravidade real sobre os fatos, o prédio da prefeitura é quem precisa ser decorado com a verdade sobre o que acontece na cidade, e principalmente cobrar através dessa atitude uma mudança de atitude. É momento de exigir retorno dos votos depositados na última eleição e pedir ações sociais, políticas públicas e projetos de educação que ajudem a erradicar o problema. Isso se deve fazer por respeito à população. 



Caso contrário, então construa mais praças, mas dessa vez com árvores bem altas e cheias de moita. Só assim, os acarienses terão onde se esconder toda vez que uma cena nova de crimes e violência envolvendo drogas se estabelecer na cidade. E serão obrigados ainda a dividir o mesmo espaço com traficantes, assaltantes e assassinos. E enquanto o poder público cruza os braços diante do perigo, toda e qualquer esperança de desenvolvimento escapa em correnteza absurda pra baixo da saia da Vedete do Seridó, sem promessas de algum dia voltar à luz. 



Jo Fagner 
RTV, Jornalista e Antropólogo acariense

Comentários

Anônimo disse…
acari pede socorro estamos perdendo nossos jovens para as drogas autoridades pelo amor de deus vamos combater essas violençia por causo das drogas
Anônimo disse…
todos culpam o poder público e esquecem que esses jovens, em sua maioria, seguem esse caminho por falta de uma família em todos os sentidos da palavra, são jovens que buscam nas drogas refúgio para problemas como agressões, físicas e moral.
Mas culpar o poder público por um erro familiar émais fácil e da mais ibope.
Anônimo disse…
Muito bonito o texto do antropólogo... Mas ele esqueceu que vivemos uma globalização e que Acari nao está fora do mapa. Acari, Cruzeta, Parelhas... Vivem a mesma situação... O assunto nao se pode tratar isoladamente... O tema nos preocupa, contudo precisamos ser digamos que mais justos em nossos comentários.
Anônimo disse…
Estamos vivenciando esta amarga realidade por culpa mesmo de nós pais hoje não saber como criar um filho,antes éramos educados pelo um simples olhar de nossos pais, hoje não existe mais isso, a errada lei proíbe tudo até mesmo a famosa palmada que em meu tempo fazia parte da educação familiar ,hoje é proíbido. então queremos o quê? com essa liberalidade toda que o filho hoje tem,não respeita pai,mãe, professor,que para nós tinhamos como ñossa segunda mãe uma professora.então pelo o que vai o futuro é esse aí que estamos vendo ,os jovens todos desembestados como se fossem bois bravos mascarados, que acham que sabem tudo e que não ouvem conselho porque acham cafona .que saudade dos tempos de D.Almira e Dr Cristovão que até os adultos os temiam.É uma pena mais é a realidade.