Juca Praxedes: o maior "trecheiro" de Acari


Por: Romeu Dantas



Sessenta e dois anos de idade, quarenta e cinco de estrada e uma vasta experência nas costas. Assim podemos descrever um pouco da história do acariense Juca Praxedes, considerado no município como o maior "trecheiro" da atualidade. Ao longo de sua vida, ele viajou para diversos lugares do Brasil a trabalho em pau-de-arara, ônibus, avião e até de moto.

Nascido em 1950 no Sítio Passagem, na comunidade rural Beira do Rio em Acari, Juca decidiu bem cedo cair na estrada. Trocou aos 17 anos a lida na agricultura por uma aventura num pau-de-arara com destino a cidade de Ituiutaba (MG). Começava aí a construção de um histórico vasto de viagens pelo país.


São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás são apenas alguns exemplos de lugares onde Juca esteve e trabalhou durante as mais de quatro décadas em que viaja o Brasil. Ele conta que atualmente só não conhece a região norte."No triângulo mineiro conheço cidade por cidade", ressaltou.


E se o leque de lugares percorridos por Juca é grande, vasto também é o currículo de profissões exercidas por ele. O mesmo já trabalhou como agricultor, tratorista, motorista, prenseiro em máquina algodoeira e servente. Após o pau-de-arara, sua primeira viagem de ônibus foi realizada em 1976 e a de avião aconteceu em 2011.

Em 2012, Juca sentiu que ainda faltava experimentar algo novo. Foi quando decidiu viajar até o sul do país em uma moto Factor de 125 cilindradas. "As pessoas diziam que eu não iria conseguir, que não era viável, mas hoje eu estou aqui. Fui, voltei e posso contar a história", afirmou. Foram milhares de quilômetros rodados; uma aventura que terminou semana passada, quando o mesmo retornou para sua terra, Acari.

Juca Praxedes com os primos Francisco Ramos (Chiquinho de Moisés) e Gustavo Pires

Questionado se durante a viagem algum imprevisto teria acontecido, Juca citou apenas um incidente. "A corrente da minha moto quebrou na Serra de São Vicente, a 40 quilômetros de Cuiabá. Tive que empurrá-la por 15 quilômetros até Campo Verde. Foram horas de caminhada", contou ele com um sorriso estampado no rosto. 




Comentários

vapt vupt news disse…
vou colocar a imagem da campanha de karina em meu blog "vaptvuptnews" com seu link. abraços.