Açude do RN deixará de desperdiçar 18 milhões de litros d'água por mês

Engenheiros irão a Acari nesta sexta (25) para treinar o reuso da água. 600 mil litros são usados diariamente para lavar filtros do Gargalheiras.
 
 Açude Gargalheiras, no município de Acari, no RN (Foto: Canindé Soares)


Aproximadamente 18 milhões de litros de água, volume utilizado mensalmente para a lavagem dos filtros da Estação de Tratamento da Barragem Marechal Dutra, mais conhecida como Açude Gargalheiras, no município de Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte, deixarão de ser desperdiçados. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), uma equipe de engenheiros irá ao local para dar início ao processo de reuso da água. Nesta sexta-feira (25), será feito o primeiro treinamento. A previsão é de que, até o final deste mês, toda a água perdida na lavagem seja reaproveitada dentro da própria estação.

De acordo com o engenheiro Eudes Medeiros, após a lavagem dos filtros a água será armazenada em tanques coletores de concreto armado, onde o lodo será separado e a água será novamente utilizada.

A Caern também anunciou que a adutora do Seridó, recém-concluída pelo Governo do Estado, garantirá o abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari pelos próximos 20 anos. “Os serviços executados incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água do Açude Gargalheiras, manancial de abastecimento da adutora. Com o aumento da vazão de água e o rebaixamento do reservatório, houve a necessidade de implantação de sistema de válvulas para disciplinar o fluxo no tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade da água atendida a população”, informou a Companhia.

A Estação de Tratamento de Água é responsável por tratar a água que chega à casa do consumidor. A Caern explicou que é na ETA onde ocorrem os processos chamados de floculação, decantação, filtração e desinfecção. Concluído este processo, a água é bombeada para os reservatórios (caixas d'água) e distribuída para os imóveis. 
 

Limpeza das caixas e reservatórios domiciliares

A Caern também orienta os consumidores quanto à importância de se realizar a limpeza das caixas ou reservatórios d'água domiciliares. “É fundamental para a manutenção da qualidade do produto”, afirma a Companhia. A recomendação é para que os clientes, antes de lavar a caixa d'água, fechem o registro de entrada e aproveitem o líquido acumulado para realizar serviços domésticos, evitando assim o desperdício.

O engenheiro sanitarista da Caern, Marco Antônio Calazans Duarte, diz que a lavagem dos reservatórios tem de ser feita de forma rotineira, num intervalo de seis em seis meses, seguindo as seguintes instruções: Observar quando a água estiver a uma altura de 20 centímetros e fechar todas as torneiras, iniciando o processo de lavagem; Utilizar uma vassoura nova para esfregar as paredes e o fundo do reservatório. Em seguida abrir todas as torneiras e esvaziar a caixa, sempre agitando a água suja que restou.

Comentários