Secretaria de Assistência Social promoverá cursos profissionalizantes para população acariense através do PRONATEC

Juciellyson (SENAI Caicó), Nara Luíza, Laura Souto (Técnica de Formação Profissional do SENAI), Ana Corina (Auxiliar Administrativo) e Moacir (Assessor Técnico da Secretaria de Assistência Social)


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como coordenador do Plano Brasil Sem Miséria, vem desenvolvendo programas e ações em parceria com outros Ministérios objetivando a superação da extrema pobreza no Brasil. Nessa perspectiva, foi criado em 26 de outubro de 2011, através da Lei nº12.513, o PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC), desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando a oferta de cursos que priorizem a formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Rio Grande do Norte esses cursos estão sendo ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em parceria com os municípios que se responsabilizam pela negociação, definição, mobilização do público-alvo e acompanhamento dos cursos.


Dessa forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário comunica aos beneficiários dos programas sociais, que possuem NIS (Número de Identificação Social) e estejam na faixa etária entre 16 e 59 anos, que a gestão municipal pactuou com o SENAC 12 (doze) cursos profissionalizantes a serem executados no ano de 2013, sendo eles: GARÇOM, RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM, OPERADOR DE SUPERMERCADOS, CUIDADOR DE IDOSO, MONITOR DE RECREAÇÃO, BARTENDER, AUXILIAR DE COZINHA, OPERADOR DE COMPUTADOR, ALMOXARIFE DE OBRAS, FRENTISTA, PROMOTOR DE VENDAS E OPERADOR DE CAIXA.


Além dos que foram informados, a Secretaria de Assistência Social pactuará outros cursos com o SENAI para o ano de 2013 na área de ALIMENTOS, ELETRICIDADE E CONSTRUÇÃO CIVIL, como ficou acordado em reunião com a equipe do SENAI de Caicó (Centro de Unidades Móveis Manoel Torres de Araújo) na tarde desta quinta-feira (21 de fevereiro). Ressalta-se que os cursos pactuados com o SENAC (Natal) e SENAI (Caicó) acontecerão no próprio município de Acari, evitando o deslocamento dos beneficiários para essas cidades. 


O município ainda aguarda reunião com o IFRN (Campus Currais Novos) para definição dos cursos que serão ofertados pela Instituição, sendo este o único ofertante que oferece os cursos em suas dependências. Em breve informaremos a lista completa dos cursos, o local e horário para realização das inscrições e os pré-requisitos para participar de cada curso.

Clique aqui para saber mais informações sobre o PRONATEC.

Comentários