Abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa movimentou Municipal Clube de Acari nesta terça


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na noite desta terça-feira (23), no Municipal Clube de Acari, a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que traduz um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O evento reuniu autoridades municipais, professores e contou com apresentações culturais e uma palestra ministrada por Claudia Dantas de Medeiros Lira.


Na oportunidade, o secretário de Educação e Cultura, Josias Ivo de Sousa, apresentou a equipe que será responsável pela coordenação do PNAIC em Acari. Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, atual coordenadora da SEMEC, será a coordenadora local do Pacto, e Márcia Nadja Oliveira Medeiros Galvão será a professora orientadora. Ele evidenciou os desafios que o Município terá durante o ano, haja vista que hoje existem 262 alunos matriculados no 4º e 5º ano dos quais 52 ainda não sabem ler nem escrever, o que representa 19%. "Temos um quadro de professores suficientemente capacitados e vamos abraçar esse pacto para reverter os dados negativos em positivos", declarou.


O evento contou com a participação do prefeito Isaias Cabral, acompanhado da primeira-dama Ana Maria; dos secretários municipais Josias Ivo de Sousa (Educação e Cultura), Virgínia Lélia (Saúde) e Ari do Hospital (Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento); dos vereadores Rodrigues de Naldo e Bada; do presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Alexandre Aurélio; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Kaline Cristina.


Comentários