Secretária Nara Luiza participa do XV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social em São Paulo


 Por Nara Luiza via e-mail

Entre os dias 22 e 24 de abril a secretária de Assistência Social de Acari, Nara Luiza Medeiros, participou do XV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social que aconteceu no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo (SP).
Com o tema "Financiamento do SUAS: Desigualdades Regionais e a Gestão Municipal", a abertura do XV Encontro do CONGEMAS contou com a participação da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, que proferiu uma palestra sobre "O Papel do SUAS na Agenda do Desenvolvimento do Brasil", destacando os avanços da área social em nosso país. Além da ministra estiveram presente a Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, o Presidente do CONGEMAS, Valdiosmar Vieira Santos, o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o Senador Eduardo Suplicy, entre outras autoridades.
 



No segundo dia do Encontro os gestores participaram de uma mesa redonda sobre "Uma análise macroeconômica da Seguridade Social e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social no âmbito da Gestão Municipal", tendo como painelistas professores renomados da área do Serviço Social como Professora Drª Ivanete Boscheti, Profº Dr. Eduardo Fagnani e como debatedora a Profª Drª. Aldaíza Spozati. 
No último dia houve uma mesa redonda sobre "O SUAS na relação com o Sistema de Justiça: competências e articulação", tendo como um dos principais palestrantes Dr. Leonardo Dantas Nagahima, representante do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Dr. Leonardo destacou a necessidade de concurso público para Assistente Social atuar diretamente na área da justiça, uma vez que esses profissionais além de atender as demandas dos próprios serviços ainda são solicitados a fazerem perícias e relatórios sociais demandados pelos atendimentos realizados nos Ministérios Públicos e Juizados, muitas vezes com curtos prazos para serem respondidos, o que vem a prejudicar as demandas cotidianas dos CRAS, CREAS e demais Serviços Socioassistenciais.
Em conversa com a gestora Nara Luiza, a mesma ressaltou que "do Estado do Rio Grande do Norte participaram 97 gestores e técnicos da área Social, uma delegação expressiva que mostra o interesse e a responsabilidade dos municípios em participar de encontros que discutem sobre gestão e financiamento de políticas públicas, além de ter sido um momento para articular, discutir e compartilhar experiências com os diversos Estados e municípios do país. Portanto, a participação de Acari no XV Encontro do CONGEMAS em São Paulo, constituiu-se como uma relevante oportunidade para buscar conhecimentos a fim de aprimorar a gestão da Política de Assistência Social no âmbito do municipal".

Comentários