Nesta 2ª feira (30/09), comemora-se o Dia Estadual de Controle da Hanseníase. Durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Saúde realizará, através das equipes da Estratégia Saúde da Família triagem e aconselhamento a pessoas que apresentam manchas pelo corpo, não diagnosticadas anteriormente, com o objetivo de detectar precocemente a doença, de modo a evitar sua disseminação e prevenir as incapacidades físicas.
A triagem será feita pelos enfermeiros nas unidades básicas de saúde, nos seguintes dias e horários:
UBS Maria da Guia Baracho (PSF 1)
26/09
Manhã
UBS Maria de Lourdes Bezerra (PSF 2)
30/09
Tarde
UBS Raimunda Medeiros de Araújo (PSF 3)
26/09
Tarde
UBS ÁREA RURAL
No atendimento de rotina
UBS Marta Maria de Araújo (PSF 5)
26/09
Manhã
Após a triagem com os enfermeiros, a referência dos usuários para avaliação específica será com o médico Alez Damásio, na UBS Maria da Guia Baracho (PSF 1), cujo atendimento para o dia 08 de outubro, no horário da tarde.
Virginia Lélia comenta que, segundo a OMS o nosso país é líder mundial em prevalência da hanseníase, sendo assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença. Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível. Mesmo assim, no Rio Grande do Norte a taxa de prevalência de hanseníase caiu progressivamente nos últimos dez anos, esclarece a secretária de saúde.

Comentários
Postar um comentário