Projeto ''Segunda Água'' beneficiará zona rural de Acari com 28 barragens subterrâneas



O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (31) no Municipal Clube, através da EMATER, o 'Projeto Segunda Água', que prevê a construção de 28 barragens subterrâneas na zona rural de Acari. A execução das obras se dará por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Acari, conforme exposição feita pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas. Na ocasião, o prefeito Isaias Cabral garantiu apoio para que as ações beneficiem os agricultores acarienses hoje penalizados com a escassez de água.




O Projeto "Segunda Água" se propõe a dar continuidade ao Projeto Primeira Água, que baseia-se na construção de cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, destinadas a famílias e baixa renda situadas na zona rural, e na educação ambiental. Uma vez garantida a água para o uso doméstico, as famílias do semiárido que se encontram em estado de vulnerabilidade alimentar estão aptas a participar do Projeto Segunda Água, que visa acumular água de qualidade para produção de alimentos, com a implantação de tecnologias adaptadas ao semiárido e de fácil aplicação pelo produtor rural pronafiano, cuja propriedade detenha as condições físicas para implantação das tecnologias recomendadas.

Além da construção de barragens subterrâneas, o projeto contemplará renques, barramentos assoreadores, cacimbão, hortas e pomares.



Em sua fala, O Prefeito de Acari, Isaias Cabral, enalteceu o projeto e pediu celeridade nas obras: "(...)Sempre estive preocupado em conseguir chegar aos órgãos responsáveis e competentes, para buscar formas de amenizarmos essa situação em que vivemos com a seca. (...) O Governo do Estado, está chegando com benefícios para toda a região, mas, precisamos realizar um trabalho contínuo e rápido, pois não queremos enfrentar a seca, e sim, conseguir viver com ela, nos adaptando. (...)Na maioria das vezes as ações não acontecem por causa das burocracias, temos que acelerar esse processo para podermos atingir nossos objetivos com maior rapidez(...)." Disse Isaias Cabral.


Secretário da SAPE, Tarcísio Bezerra


Além do secretário da SAPE, Tarcísio Bezerra, e do prefeito Isaias Cabral, participaram do evento: Raimundo Costa, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Eunice Câmara, representante do IDIARN; Joana D'arc Pires, líder do 'Grito da Seca'; Aristides Bezerra, diretor técnico da EMATER; Mário do Sindicato, representante da FETARN; Titico Araújo, prefeito de Tenente Laurentino Cruz; Fernandão, vice-prefeito de Acari; Leonardo Ferreira, Marineide Alves, Rodrigues de Naldo, Albervânia Medeiros, Wellington Júnior 'Guelão' e Nenilvan Rodrigues, vereadores de Acari; Ari do Hospital, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento de Acari; Carlos Bezerra 'Caíto', chefe do escritório da EMATER em Acari; secretários municipais, representantes da EMATER e de Prefeituras Municipais da região do Seridó, agricultores e população em geral.

Confira mais algumas fotos:








Comentários