Alunos da Escola Cantídia Auda Pires, em Acari, participam de palestra sobre o cigarro e seus malefícios


Enfermeira Semírames Lisarba palestrando sobre os males causados pelo cigarro.

Estamos no mês de maio, e no próximo dia 31 é dia "D" de combate ao tabagismo, "O Dia Mundial Sem Tabaco", criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. 

Aproveitando o período, a equipe da Escola Municipal Cantídia Auda Pires, juntamente com a Enfermeira Semírames Lisarba, realizou na tarde desta quarta-feira (21), uma palestra sobre "O cigarro e seus efeitos no sistema respiratório". Um momento bastante proveitoso onde todos puderam tirar suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre os males causados pelo tabaco.


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Comentários