Equipes de saúde de Acari têm desempenho considerado "muito acima da média" em avaliação do PMAQ


O Departamento de Atenção Básica acaba de divulgar a primeira lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O processo de certificação das equipes, que determina o volume de recursos a ser transferido aos municípios, é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos.

Na primeira lista de certificação pelo Ministério da Saúde, 4.577 equipes de atenção básica obtiveram o desempenho muito acima da média; 9.711 ficaram com desempenho acima da média; e 14.312 tiveram desempenho mediano ou abaixo da média. Quanto à saúde bucal, 2.718 equipes foram classificadas com o desempenho muito acima da média; 5.774 com desempenho acima da média; e 8.505 com desempenho mediano ou abaixo da média. Em relação ao NASF, foram 228 equipes classificadas com o desempenho muito acima da média, 493 com desempenho acima da média e 715 com desempenho mediano ou abaixo da média.

No município de Acari as 05 equipes foram avaliadas, obtendo a seguinte classificação: 03 equipes de atenção básica obtiveram o desempenho muito acima da média; 01 ficou com desempenho acima da média e 01 teve desempenho mediano. Quanto à saúde bucal, 04 equipes foram classificadas com o desempenho acima da média e 01 equipe com desempenho mediano. Já o NASF não participou do processo avaliativo neste ciclo.

Com estes resultados foram identificados alguns dados preliminares referentes a ofertas disponibilizadas pelas UBS e pelas equipes, além da satisfação dos usuários que merecem destaque:

Todas as UBS divulgam para os cidadãos as ações e ofertas de serviços das equipes; realizam a retirada de pontos, a coleta de exame citopatológico; drenagem de abscesso e aplicação de medicamentos injetáveis.
Todas as equipes ofertam consultas voltadas para o pré-natal, atendimento a crianças, e a agravos como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em relação à saúde bucal, todas as equipes ofertam consultas para crianças de até 05 anos de idade e ofertam ações de prevenção e detecção de câncer de boca.
Os cidadãos entrevistados consideram as instalações das UBS boas; mais de 90% consideram o cuidado recebido pela equipe como "muito bom" ou "ótimo" e não mudariam de UBS ou equipe caso tivessem a oportunidade. Ainda, recomendariam a UBS a um amigo ou familiar.
OBS: No 1º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) 2011/2012, o município de Acari fez adesão, apenas, a 03 equipes que tiveram classificação "ACIMA DA MÉDIA".

Por Virgínia Lélia Cunha Galvão, secretária municipal de Saúde.

Comentários