Eclipse Solar de 20 de março será transmitido ao vivo

eclipse-solar


Segundo o site Climatologia Geográfica, no dia 20 de março, ocorrerá um Eclipse Total Solar (que infelizmente não poderá ser visualizado do Brasil). Será visualizado nas Ilhas Faroe e Svalbard (Noruega), Europa, norte e leste da Ásia, África setentrional e ocidental.

Um eclipse Solar só ocorre quando a Lua está em sua fase nova e se move entre a Terra e o Sol formando uma linha reta (elas se alinham): Terra – Lua – Sol.

Com o fenômeno, o Sol e a Lua estarão alinhados de forma que a visão de um deles ficará impedido por causa desse alinhamento.

Você deve estar se perguntando: Mas como que a Lua consegue cobrir o Sol, se em comparação de tamanho, a Lua é muito menor?

Pois bem, o que acontece é que como o Sol e a Lua estão bem distantes entre si, temos uma ilusão de óptica no qual se vê ambos do mesmo tamanho.

Como descrito acima, o eclipse solar não poderá ser visualizado do Brasil, porém o Projeto Ciência e Astronomia, projeto que faz transmissões ao vivo de eventos astronômicos e hangout’s com convidados falando sobre Ciência, bem como divulgar e incentivar o interesse e estudos destas áreas no Brasil, irá fazer a cobertura ao vivo do Eclipse Solar com correspondentes direto da Europa e em Israel. Isto mesmo! transmissão ao vivo do eclipse através de um projeto brasileiro! #transmissãoBR #BitchScience

A transmissão irá iniciar às 05:00 da manhã (Horário de Brasília) e contará com imagens ao vivo do início ao fim do eclipse, e claro que com comentários e tira dúvidas durante a transmissão.

Você pode acompanhar aqui na Climatologia Geográfica pelo streaming abaixo:

Comentários