Deputados discutem soluções para crise hídrica com setor agropecuário

Um grupo de deputados liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (9) com representes dos criadores e produtores rurais do Rio Grande do Norte para discutir soluções para a crise enfrentada pelo setor em função da seca que aflige o Estado.

“Discutimos hoje o socorro que a classe política deve dar ao setor primário do Estado. Deliberamos sobre temas como a escassez de água, a burocracia enfrentada para o acesso ao crédito rural e a cobrança exorbitante de juros a um setor que está sacrificado e que sofre há anos os efeitos da estiagem. A Casa Legislativa é parceira na luta dos produtores e criadores potiguares” disse Ezequiel.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAERN), José Vieira, a principal reivindicação do setor é em relação ao endividamento rural. “Precisamos mobilizar as classes políticas da região Nordeste para discutir essa questão. A solução é unir forças para pressionar e sensibilizar o Governo Federal quanto à situação crítica enfrentada pelos agropecuaristas nordestinos”, afirmou Vieira.

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) entende que além da união das classes políticas do Nordeste, é preciso que os representantes do Governo Federal visitem as localidades afetadas pela seca. “Precisam ver de perto a nossa realidade para sentirem o drama vivido por essas populações. A bancadas políticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará precisam se unir para lutar pela liberação de recursos junto aos ministérios”, disse o parlamentar.

Para o presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), Antônio Teófilo Filho, o setor sofre com a falta de políticas públicas para o Nordeste. “Contamos com o apoio da Assembleia Legislativa e sei que ela é sensível à nossa causa. Juntos levantaremos essa bandeira em prol da nossa classe”, declarou.

Durante o encontro, o deputado Tomba Farias (PSB) falou que a Assembleia daria todo o apoio necessário ao setor para atendimento aos pleitos defendidos. “Contam com o pleno apoio da Casa que, liderada pelo presidente Ezequiel, irá mobilizar todo o legislativo do Nordeste para ser ouvido em Brasília”, comentou.

Os deputados George Soares (PR) e Ricardo Motta (PROS) também participaram da audiência, que reuniu ainda representantes dos sindicatos ligados ao setor primário do Rio Grande do Norte.

Frente Parlamentar da água

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta segunda-feira (8), o deputado estadual da Paraíba, Jeová Campos (PSB), líder da Frente Parlamentar de Combate à Seca na Paraíba para debater desafios do enfrentamento à estiagem no Nordeste. A Frente Parlamentar da Água no RN é representada pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), com apoio do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). O objetivo é unir estados da região em torno do assunto.